segunda-feira, 22 de julho de 2013

HITLER E SEU LEGADO

Mein Kampf - Minha Luta 

Em 18 de julho de 1925, era publicado o primeiro volume de Mein Kampf (Minha Luta), livro de dois volumes de autoria de Adolf Hitler, no qual ele expressou suas ideias anti-semitas, racialistas e nacional-socialistas então adotadas pelo partido nazista alemão.
O primeiro volume foi escrito na prisão e editado em 1925, o segundo foi escrito por Hitler fora da prisão e editado posteriormente em 1926.
Mein Kampf tornou-se um guia ideológico e de ação para os nazistas, e ainda hoje influencia os neonazistas, sendo chamado por alguns de "Bíblia Nazista".
É importante ressaltar que as ideias propostas em Mein Kampf não surgiram com Hitler, mas são oriundas de teorias e argumentos então correntes na Europa.
A trajetória de Mein Kampf é em grande parte desconhecida.
Conteúdo de Mein Kampf tem sido muitas vezes exposto, analisado, decifrado, mas sua preparação, os comentários que acompanharam a publicação, seu impacto no florescimento do nazismo e do III Reich, sua recepção, sua difusão internacional, seu itinerário depois da guerra e mesmo a simples questão de saber se a obra, além de ser possuída por milhões de alemães, foi lida: nada disso se estudou ainda, permanecendo uma ótima oportunidade de pesquisa.
Investigar esse livro é, na verdade, defrontar-se com questões de considerável alcance para o século XX. Na Alemanha nazista, era uma exigência não oficial possuir o livro.
 Era comum presentear o livro a crianças recém-nascidas; os estudantes o recebiam na sua formatura; os nubentes tinham de adquiri-lo no casamento civil, etc, etc, etc...
Com a queda do III Reich e a morte de Hitler, no entanto, o livro desconhece uma reedição alemã há muitas décadas.
 Mein Kampf não é banido na Alemanha, mas a Bavária, estado alemão que detém os direitos autorais, bloqueia a sua publicação sistematicamente.
Em 2015, contudo, esses direitos expirarão com o aniversário de 70 anos da morte de Hitler - que deixarão 'Mein Kampf' ('Minha Luta', em português) em domínio público.
No álbum mostramos as várias edições e formatos do livro que gozou de enorme popularidade nos anos 1930 e 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra